Núcleo de Marionetas MACAPI / CCRAM
"Pode-se afirmar que o teatro de títeres, marionetas ou de bonecos surgiu sempre antes do teatro escrito, ou melhor, surgiu antes da própria escrita.
Este género de teatro é um dos instintos mais antigos da espécie humana, teatro tradicional, constitui um verdadeiro drama cósmico, nacional, familiar, individual.
Ao mesmo tempo, a marioneta dispersa e une o povo, canalizando, por assim dizer, o poder das suas paixões no leito das tradições e lendas comuns.
A marioneta carrega-se, a ela própria, de todas essas forças e acaba por deter um imenso poder mágico. Gasta, envelhecida, passando do Teatro para o antiquário, considere-se que a marioneta conserva a sua virtude secreta.
A marioneta soube exprimir aquilo que ninguém teria ousado dizer sem máscara: é heroína dos desejos secretos e dos pensamentos ocultos, é a confissão discreta de si mesmo aos outros e de si a si mesma.
Platão dizia que era em virtude do que há de melhor nos seres que eles são realmente os brinquedos de Deus."
Informações Núcleo de Marionetas MACAPI / CCRAM 2010